Padre Idamor da Mota: Teologia do Corpo - O que é isso?

Padre Idamor

Teologia do Corpo – O que é isso?

 

Hoje em dia multiplicam-se em nossa sociedade os dramas de tantos matrimônios desfeitos e destruídos por motivos diversos. Mas a grande maioria deles, tem uma coisa em comum: a falta parcial ou total de conhecimento sobre a Sacramentalidade do matrimônio, e a falta de uma vivência profunda do amor humano de acordo com o plano de Deus. Arriscaria-me até dizer que vive-se hoje uma superficialidade e banalização do amor humano enquanto vocação primária do homem infundida por Deus. “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: chamando-o à existência por amor, chamou-o ao mesmo tempo ao amor” (Familiaris Consortio, n. 11)

O Bem Aventurado João Paulo II foi um árduo defensor da instituição matrimonial, e durante seu pontificado ele escreveu uma série de 129 catequeses sobre o amor humano proferidas nas suas audiências gerais nas quartas-feiras no Vaticano, entre os anos de 1979 e 1984. Trata-se de uma reflexão profunda, baseada nas Escrituras, sobre a pessoa humana em toda a sua integralidade, buscando a compreensão do plano de Deus para o homem em relação ao seu chamado ao amor.

Teologia do Corpo (TdC) é o título dado por João Paulo II a esse conjunto de catequeses desenvolvido ao longo de cinco anos e que, só depois de concluída é que começou a ser divulgada e estudada de uma forma mais ampla. Tais catequeses são de uma densidade teológica e filosófica muito grande, o que causa certa dificuldade para compreender todo o seu significado, motivo pelo qual só recentemente esses conhecimentos chegaram ao público em geral de forma mais acessível.

Para que serve afinal a Teologia do Corpo? Em primeiro lugar é primordial entender que a Teologia do Corpo não é uma mera visão biológica do ser humano, mas tem a ver com o amor que Deus infundiu no homem e na mulher e a maneira pela qual esse amor deve ser expresso na sua totalidade. A TdC ajuda-nos a ter uma visão integral do ser humano, o que nos permite descobrir o plano de Deus para nossa vida e como vivenciá-lo. O simples fato de sabermos de maneira profunda quem somos em relação ao plano original do Criador, muda totalmente a maneira pela qual vivemos e como entendemos o dom de nossa vida e de nosso corpo. Isso é essencial para nós que vivemos num mundo marcado pelos desvios que a chamada “revolução sexual” tem causado em nossas próprias vidas e na vida de tantos casais. Por isso, as catequeses do Papa são destinadas a todos os homens e mulheres de boa vontade que buscam a verdade. “Vós conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).

Muitos católicos têm dificuldade de entender certos ensinamentos da Igreja e procuram uma razão para entender o que a Igreja lhes pede, exatamente porque tais ensinamentos vão contra tudo o que a sociedade propõe. Mas é exatamente aí que a TdC entra para convidar tais católicos a redescobrir a beleza do plano de Deus para nossa vida, especialmente em relação ao nosso corpo e nossa sexualidade. Muitas pessoas que conheceram a TdC passaram a viver de maneira mais profunda o desígnio de Deus para suas vidas e o chamado que Ele faz a cada um ao amor. A TdC nos ensina que não só é possível amar o que a Igreja nos ensina, mas também que, viver tais ensinamentos,  é apaixonante e recompensador.

Por isso, convido você leitor a fazer uma pequena viagem nessa apaixonante teologia de João Paulo II; a qual me proponho apresentar em uma série de pequenos artigos enfatizando os principais pontos de seu ensinamento e as implicações das mesmas nas nossas vidas. É só aguardar os próximos artigos.

 

Padre Idamor da Mota Junior

Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã - CCFC / Diretor da Escola Diaconal Santo Efrém - EDSE / Diretor das Obras Sociais da Arquidiocese de Belém - OSAB

 

Download deste arquivo em PDF: clique aqui.