CURSO DE LATIM 2015

Cursos

CURSO DE LATIM – O LATIM NA TRADIÇÃO CRISTÃ
"A língua latina ou latim é uma antiga língua indo-europeia do ramo itálico originalmente falada no Lácio, a região do entorno de Roma. Foi amplamente difundida, especialmente na Europa, como a língua oficial da República Romana, do Império Romano e, após a conversão deste último ao cristianismo, da Igreja Católica. Através da Igreja, tornou-se a língua dos acadêmicos e filósofos europeus medievais. Por ser uma língua altamente flexiva e sintética, a sua sintaxe (ordem das palavras) é, em alguma medida, variável, se comparada com a de idiomas analíticos como o português, embora em prosa os romanos tendessem a preferir a ordem SOV. A sintaxe é indicada por uma estrutura de afixos ligados a temas. O alfabeto latino, derivado dos alfabetos etrusco e grego (por sua vez, derivados do alfabeto fenício), continua a ser o mais amplamente usado no mundo.
Embora o latim seja hoje uma língua morta, ou seja, uma língua que não mais possui falantes nativos, ele ainda é empregado pela Igreja Católica para fins rituais e burocráticos. Exerceu enorme influência sobre diversas línguas vivas, ao servir de fonte vocabular para a ciência, o mundo acadêmico e o direito. O latim vulgar, nome dado ao latim no seu uso popular inculto, é o ancestral das línguas neolatinas (italiano, francês, espanhol, português, romeno, catalão, romanche e outros idiomas e dialetos regionais da área); muitas palavras adaptadas do latim foram adotadas por outras línguas modernas, como o inglês. O fato de haver sido a lingua franca do mundo ocidental por mais de mil anos é prova de sua influência."

 

Responsável: Francisco Veras
Local: Paróquia de São Francisco de Assis (Capuchinhos)
Horário: Sextas-feiras das 19h às 21h
Datas: 1º Semestre (27 de Fevereiro à 26 de Junho)
             2º Semestre (14 de Agosto à 18 de Dezembro)
 
Programa: Pode ser obtido aqui.
 
Inscrições: Secretaria do CCFC (4009-1550) ou da Paróquia de São Francisco de Assis - Capuchinhos (3073-1500) ou por aqui.
 
Investimento: R$ 50,00 por mês

Após a Inscrição pague por aqui: